A H+K Desenvolvimento Institucional

A H+K – Desenvolvimento Humano e Institucional auxilia outras organizações em seus processos de planejamento e desenvolvimento institucional através de desenho e facilitação de processos participativos em grupo.

Há mais de 15 anos no mercado, H+K tem atuado principalmente junto a instituições públicas – com destaque para governos estaduais, municipais e federais – apoiando processos de planejamento, monitoramento, avaliação e, também, à formação de gestores, visando o aprimoramento da capacidade de gestão destas instituições.

A consultoria de processos da H+K busca propiciar a aprendizagem em equipe e aproveitando, ao máximo, a experiência e conhecimento instalados em cada instituição.

“O trabalho de facilitação começa antes da atividade em si. ”

 

H+K

A metodologia de trabalho da H+K é baseada na articulação de três disciplinas: o PES – Planejamento Estratégico Situacional, a partir do campo conceitual de Carlos Matus; a Ontologia da Linguagem, disciplina voltada para o desenvolvimento de competências conversacionais tendo como base teórica Fernando Flores e Rafael Echeveria, e Facilitação de Processos Grupais (Metaplan e outras técnicas).

A combinação destas técnicas e os mais de 20 anos de experiência com grupos no Brasil e na América Latina possibilitam a H+K oferecer processos adaptados e integrados às necessidades das organizações e contextos específicos.

EQUIPE

Klaus Schubert e Heloisa Nogueira são formadores com especialização em moderação, planejamento e Ontologia da Linguagem.

Klaus Schubert, economista, foi representante da Fundação Friedrich Ebert – de cooperação internacional – na Colômbia Chile e Brasil. Na década de 90, dirigiu o projeto regional ORPLAFES – Programa de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Fundação Ebert.

Heloisa Nogueira, socióloga, tem experiência profissional em marketing e pesquisa de opinião, tendo trabalhado na Young & Rubican do Brasil. Foi fundadora e diretora do Pólis – Instituto de estudos, formação e assessoria em políticas públicas – e, nos anos 90, diretora do Programa de Planejamento do ILDES-FES (Fundação Friedrich Ebert do Brasil), dedicada à criação de metodologias de planejamento e à formação.