Curso H+K de Formação de Facilitadores
08 a 13 de maio e 26 a 30 de junho de 2017
H+K – Desenvolvimento Humano e Institucional
Este Curso visa desenvolver competências para desenhar e facilitar conversas significativas. Aquelas que alcançam os resultados desejados em um ambiente favorável ao escutar, à troca de saberes, ao respeito ao outro e à inovação.
A partir:
- da compreensão dos elementos que constituem uma conversação e todos os aspectos nela envolvidos
- do aprendizado focado no desenho e facilitação de processos de diálogo em grupos, com metodologias de moderação e técnicas de hosting
Visa, também, fortalecer no cotidiano práticas e princípios democráticos: transparência, participação responsável e relações baseadas na confiança.
Dialoga com as tendências contemporâneas de repensar organizações, em que instituições, coletivos e grupos buscam inovar na forma de organizar o trabalho e na relação entre as pessoas.
Autogestão e delegação, equipes multifuncionais e interdisciplinares, flexibilização de papeis centrados nos saberes e expertise, o trabalho colaborativo, relações mais horizontais inscrevem-se nesses novos paradigmas.
Conversar é preciso. Qualquer mudança que se queira implementar dependerá da qualidade das nossas conversas…
conversar é preciso
Os três focos do Curso:
A Arte de Conversar As organizações, equipes, coletivos são sobretudo tramas de conversações, cujo sucesso depende de competências conversacionais. Embora imersos nessas conversações, não estamos atentos a todos os aspectos envolvidos em uma conversa: a forma como a gente escuta, como lida com juízos e emocionalidades, como distingue os tipos de conversas, como estabelece compromissos. Esta abordagem, inspirada na Ontologia da Linguagem, permeia toda a concepção deste Curso.
A Arte de Desenhar O trabalho de facilitação começa antes da atividade em si. O ponto de partida é ter clareza das necessidades do grupo com o qual você vai trabalhar. Cada grupo é um grupo e por isso cada desenho tem de ser feito sob medida. Desenhar tem a ver com criar as condições para favorecer a fluidez do processo e a escolha das técnicas para dar conta dos resultados esperados. Na Caixa de Ferramentas deste Curso, você encontra opções para lidar, de forma criativa, com cada situação.
A Arte de Facilitar A facilitação lida com pessoas reunidas em grupo, seus desafios, sonhos e inquietações, a fim de ajudá-las a solucionar problemas, lidar com mudanças e inovação. Facilitar é promover a troca de ideias, privilegiando a pluralidade de opiniões, é fomentar a convivência com respeito às diferenças, é criar espaços de participação e respeitar o processo de decisão do grupo. É garantir que o grupo seja autor de seu próprio processo.
a arte de conversar, desenhar e facilitar
A Arte de Conversar | A Arte de Desenhar | A Arte de Facilitar |
---|---|---|
|
|
|
o que você vai aprender
O que você leva deste Curso | Para quem é dirigido |
---|---|
A partir das técnicas, vivências e instrumentos experimentados neste Curso, você poderá atuar de modo flexível e criativo segundo as necessidades de cada grupo. Poderá propor, desenhar e facilitar diferentes tipos de conversas:
E facilitar a comunicação entre as pessoas e incentivar a criatividade grupal. |
O Curso é indicado para pessoas que:
|
o que você leva deste curso
Este Curso nasceu nos anos 90, fruto do aprendizado e reflexões de nossa experiência como facilitadores. Inspirou-se também nas abordagens da Ontologia da Linguagem, Técnicas de Moderação e Planejamento Estratégico.
É único não só por articular essas três disciplinas como por desenvolver o conceito de Fio Condutor, eixo central desta proposta. É orientado por quatro princípios:
- respeito ao outro
- valorização da diversidade
- transparência
- participação e colaboração
Concebido e ministrado por Heloisa Nogueira, Klaus Schubert e Flora Oliveira, o Curso tem passado por contínuo aperfeiçoamento, incorporando novas ferramentas. Esta é a 60ª edição do Curso – que já formou mais de 1500 facilitadores no Brasil e no exterior.
inspirações e princípios
Este é um Curso teórico-prático. Você vai exercitar habilidades específicas relativas ao desenho e à facilitação e também irá vivenciar situações similares àquelas que vai encontrar em uma experiência real.
O desenho do Curso, cujos conceitos são construídos passo a passo, demanda dedicação exclusiva durante as etapas presenciais. São 11 dias – 100 horas – estruturados em dois Módulos.
Seu processo de aprendizagem terá supervisão contínua da equipe docente, que irá solucionar dúvidas, apontar áreas de melhoria, acompanhar suas tarefas.
A certificação final depende da participação integral nos dois Módulos, da
realização das “tarefas de casa” – 20 horas – incluindo a facilitação de um processo grupal, e do seu desempenho durante o Curso: habilidades e atitudes na relação com grupos.
aprender fazendo
Data e Local | Inscrições | Custos |
---|---|---|
Modulo 1 08 a 13 de maio Modulo 2 26 a 30 de junhoLocal Espaço Via Academy – Rua Frei Caneca, 558, 23º andar – Bela Vista em São Paulo, capital.Horário 9h30 às 19h00, com intervalo de 1h30 para almoço Para mais informações, contatar: annachristina.nogueira@gmail.com |
As inscrições devem ser feitas até 01 de abril
Em caso de desistência
Em caso de cancelamento do Curso por iniciativa dos organizadores, os valores pagos serão devolvidos integralmente |
Incluem: aulas, supervisão individual das tarefas, material didático, material de trabalho durante o Curso e dois coffee breaks diários. Condições de pagamento
Atenção |
Heloisa Nogueira, socióloga, tem experiência profissional em marketing, pesquisa de opinião, gestão e políticas públicas. Foi diretora do InstitutoPólis e, nos anos 90, diretora do Programa de Planejamento do ILDES-FES.
Klaus Schubert, economista, foi representante da Fundação Friedrich Ebert em vários países da América Latina, incluindo o Brasil. Na década de 90, dirigiu o projeto regional ORPLAFES – Programa de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Fundação Ebert.
Flora Marin, socióloga, foi colaboradora do ILDES/FES, Secretária de Planejamento da Prefeitura de Santo André e recentemente Chefe de Gabinete da Ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
quem somos