A Arte de Conversar:  As organizações, equipes, coletivos são sobretudo tramas de conversações, cujo sucesso depende de competências conversacionais. Embora imersos nessas conversações, não estamos atentos a todos os aspectos envolvidos em uma conversa: a forma como a gente escuta, como lida com juízos e emocionalidades, como distingue os tipos de conversas, como estabelece compromissos. Esta abordagem, inspirada na Ontologia da Linguagem, permeia toda a concepção deste Curso.

A Arte de Desenhar: O trabalho de facilitação começa antes da atividade em si. O ponto de partida é ter clareza das necessidades do grupo com o qual você vai trabalhar. Cada grupo é um grupo e por isso cada desenho tem de ser feito sob medida. Desenhar tem a ver com criar as condições para favorecer a fluidez do processo e a escolha das técnicas para dar conta dos resultados esperados. Na Caixa de Ferramentas deste Curso, você encontra opções para lidar, de forma criativa, com cada situação.

A Arte de Facilitar: A facilitação lida com pessoas reunidas em grupo, seus desafios, sonhos e inquietações, a fim de ajudá-las a solucionar problemas, lidar com mudanças e inovação. Facilitar é promover a troca de ideias, privilegiando a pluralidade de opiniões, é fomentar a convivência com respeito às diferenças, é criar espaços de participação e respeitar o processo de decisão do grupo. É garantir que o grupo seja autor de seu próprio processo.